O que é biossegurança, como ela funciona e qual a sua importância para estabelecimentos de beleza

O que é biossegurança, como ela funciona e qual a sua importância para estabelecimentos de beleza

Confira o blog da Biocide sobre o que é biossegurança e conheça 8 tipos de medidas preventivas que não podem faltar no seu negócio!

Você sabia que a Herpes acomete 95% da população brasileira? Que aproximadamente 135 mil brasileiros vivem com o vírus do HIV e simplesmente não sabem? E que cerca de 1.750.000 milhões de pessoas já morreram ao contrair Hepatite? Esses são dados que assustam, mas que necessitam serem expostos para podermos olhar com cuidado para a nossa saúde e para o nosso corpo. Existe um conjunto de práticas que, mais do que evitar essas doenças e esse contágio, pode salvar vidas: estamos falando de biossegurança! Com este blog, você irá aprender o que é biossegurança, quais são as suas medidas e o porque ela é tão importante para nosso dia a dia. Tenha uma excelente leitura! 

Afinal, o que é biossegurança?

Seja em ambientes hospitalares, nos quais existe uma grande concentração de doenças, ou em barbearias, salões de beleza, clínicas médicas entre outros, é indispensável que existam medidas protetivas contra os riscos que o corpo humano pode proporcionar a outra pessoa. Quando você realiza algum exame, seu médico utiliza luvas. Quando você vai ao barbeiro, ele utiliza máscaras descartáveis e toucas para evitar alguma transmissão. Todas essas técnicas estão relacionadas ao conceito de biossegurança, um conjunto de normas criadas para estabelecer a segurança de trabalhadores e clientes. Essas normas e procedimentos possuem o intuito de diminuir ou anular as chances de transmissão de doenças, protegendo a saúde dos envolvidos. 

A biossegurança visa, ainda, proteger as pessoas que possuem contato com agentes biológicos, químicos e físicos. Os EPI (equipamentos de uso individual) são essenciais para as meditas de proteção. É fundamental que tanto os profissionais quanto os clientes estejam protegidos, principalmente quando se está lidando com uma doença altamente contagiosa e perigosa, como é o caso do Coronavírus e H1N1, por exemplo. 

O que é biossegurança: quais são as medidas de prevenção da biossegurança? 

Além das medidas que já conhecemos, como lavar bem as mãos, utilizar equipamentos protetores (luvas, toucas), existem diversos tipos de produtos e materiais que podem nos ajudar a garantir mais biossegurança e consequentemente, mais saúde e menos riscos. Veja alguns exemplos abaixo: 

  • Autoclave: lugar no qual os instrumentos são esterilizados antes de um novo uso.
  • Máscaras descartáveis (trocar a cada duas horas ou quando estiverem umedecidas).
  • Luvas descartáveis (trocar a cada atendimento ou em caso de rupturas).
  • Toucas (trocar a cada seis horas ou em caso de ruptura).
  • Óculos de proteção (limpeza e desinfecção a cada atendimento).
  • Escudo facial (limpeza e desinfecção a cada atendimento).
  • Realizar a assepsia do cliente e do profissional, limpando rosto, mãos, pés e tudo o que estiver em contato direto.
  • Utilização de líquidos higienizantes, como o Biocide Barba, Biocide Donna e Biocide Multi-Uso Superfícies;.
  • Higienizar todos os materiais utilizados, desde tesouras e pentes a máquinas de corte com Biocide. 

Fazendo a higienização correta dos equipamentos utilizados, das partes do corpo humano que entram em contato direto com outras pessoas e do ambiente, além de se proteger com os recursos que as EPIs e as EPCs oferecem, o risco de contágio diminui, e a sua saúde é garantida. 

O que é biossegurança: lei da biossegurança 

Você sabia que existe uma lei que exige que as práticas de biossegurança sejam praticadas? Em 2005, o governo federal aprovou a lei N.o 11.105, mais conhecida como lei da biossegurança, estabelecendo normas de segurança e meios de fiscalização para estabelecimentos que possuam contato com organismos geneticamente modificados, além de regulamentar a pesquisa de células-tronco para fins de pesquisa e terapia. Os estabelecimentos que descumprirem a lei ou forem denunciados por falta das práticas de biossegurança poderão ser multados ou fechados.  

O que é biossegurança: por que a biossegurança é importante? 

Como já citado anteriormente, ambientes como hospitais, barbearias, salões, clínicas, entre outros possuem um grande potencial em causar riscos a saúde, principalmente pelo contato direto com pessoas infectadas. A exposição aos riscos é enorme, e por isso, é importante se proteger. E é aí que a biossegurança entra: através de todas as normas, métodos e práticas de verificação, análise e controle de instalações, treinamentos de conscientização da equipe e dos profissionais envolvidos e criando ou oferecendo medidas de proteção para todos. 

Sem a existência do conjunto de práticas que envolvem a biossegurança, doenças comuns podem se tornar epidemias, e contagiar os profissionais, clientes, pacientes e funcionários. Daí a importância da biossegurança ser aplicada regularmente e da maneira correta em locais como salões de beleza e barbearias. A biossegurança é a maior responsável por criar medidas que protegem a vida de todos. 

Com este blog, você pode entender o que é biossegurança, quais são as suas principais medidas e o mais importante: o porquê da sua tamanha importância. A Biocide é uma empresa que visa espalhar este conceito por todo o Brasil, levando-o para barbearias, clínicas de estética e de saúde, salões de beleza, manicures, entre outros diversos tipos de estabelecimentos que trabalham com a saúde e o bem-estar das pessoas. Nossos produtos já conquistaram diversos lugares pelo país, pois oferecem uma maneira de manter a proteção, a higiene e a saúde dos envolvidos em dia. Além disso, todos os nossos produtos são notificados pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, certificando a sua eficácia comprovada. Nossos produtos:

  • Não agridem o meio ambiente, metal ou madeira;
  • Combatem fungos, vírus, bactérias e doenças como a Covid-19 e Hepatite;
  • São feitos à base de óleos 100% naturais ao meio-ambiente.

Se interessou e quer saber mais? Acesse www.biocidegroup.com.br para conhecer um pouco mais da nossa história e como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

Fechar Menu