Tudo sobre Coronavírus: entenda mais sobre a COVID-19

Tudo sobre Coronavírus: entenda mais sobre a COVID-19

Conheça os principais sintomas da COVID-19 e entenda tudo sobre a pandemia global! 

Atualmente, no mundo todo, existem mais de 1.000.000 de casos confirmados de Coronavírus. A doença que foi considerada uma pandemia global, no dia 11 de março de 2020, chegou e mudou tudo. Escolas, comércios, empresas e até mesmo os centros comerciais estão fechados por tempo indeterminado para evitar a aglomeração de pessoas e consequentemente a propagação do vírus. Com a grande incidência sobre o Coronavírus, muito vêm se falando sobre a prevenção, o único método que evita a contaminação. E se o assunto é prevenção e biossegurança, a Biocide está atenta e não poupando esforços para fazer parte desta luta e combater este vírus. Pensando em tudo o que está acontecendo e como forma de combate e prevenção, preparamos um material completo com TUDO sobre Coronavírus, desde o seu surgimento até medidas de prevenção e dados importantes sobre a pandemia. Para ficar inteirado (a) sobre o assunto e evitar que este vírus chegue até a sua casa, leia o blog da Biocide, a marca número 1 no combate as doenças e a favor da biossegurança! 

Tudo sobre Coronavírus: como um resfriado da China se tornou uma das maiores pandemias globais do mundo? 

Apesar do surgimento do Coronavírus ser recente, sua primeira manifestação ocorreu no ano de 1937, e a partir daí diversas mutações do vírus foram ocorrendo, sendo as crianças pequenas a terem um maior contato com o vírus. Os sintomas sempre foram semelhantes: coriza, tosse, resfriados até casos mais graves, resultando em pneumonias e infecções. Porém, no ano de 2019, foi descoberta uma nova manifestação do vírus, que surgiu na cidade de Wuhan, nomeada de SARS-CoV-2. A COVID pode manifestar tantos sintomas leves, como tosse e resfriado até sintomas fortes, como febre e falta de ar. Nos dias de hoje, já são mais de 10 mil casos no Brasil e mais de 1.200.000 no mundo, e o principal problema que esta pandemia traz é o contágio. Falaremos mais sobre isso neste post. 

Tudo sobre Coronavírus: como realmente ocorre o contágio da pandemia do Coronavírus? 

Além do contato com as gotículas de saliva contaminadas, o contágio do Coronavírus pode se dar através de outras características que muitas pessoas não conhecem, como por exemplo:

  • Contato com animais selvagens infectados;
  • Inalação de gotículas liberadas no ar;
  • Por meio da via fecal-oral, já que o SARS-CoV também pode ser excretado nas fezes.

Daí surge a importância da prevenção diária e constante e de identificar os verdadeiros sintomas do Coronavírus. Muitas dúvidas surgiram em relação aos sintomas, já que estes são muito semelhantes com os sintomas de uma gripe comum. A Biocide desenvolveu o infográfico com uma comparação entre os sintomas da COVID-19, a gripe e um simples resfriado! Veja só:

Os sintomas que mais caracterizam a COVID-19 são a tosse seca, febre acima de 38ºC e dificuldade para respirar, ocasionando na falta de ar. Caso esses sintomas sejam identificados e você tenha tido contato com pessoas fora do seu ciclo de convivência, procure ajuda médica o quanto antes! 

Tudo sobre Coronavírus: me identifiquei com os sintomas, e agora? 

Apesar das notícias negativas chegarem a todo tempo, é importante manter a calma antes do diagnóstico. Isso porque casos leves podem ser tratados sem sair de casa, apenas com auxílio de alguns medicamentos e da recuperação natural do corpo. Já em casos mais específicos, nos quais os sintomas de febre alta e dificuldade para respirar prevalecem, o recomendado é procurar um hospital. Caso você tenha se identificado com os sintomas, procure ajuda médica, mas sempre mantendo os requisitos de segurança e higiene, como:

  • Utilizar máscara descartável;
  • Cobrir o nariz e boca ao tossir ou espirrar;
  • Lavar as mãos antes de sair de casa e ao chegar no hospital;
  • Evitar o contato direto com outras pessoas;
  • Evitar utilizar transporte público e locais com aglomerações.

Essas medidas garantem que você correrá menos riscos caso não esteja infectado (a) com a COVID-19. O diagnóstico da doença é confirmado a partir das seguintes características informadas pela OMS:

  • Parâmetros clínicos: apresentar algum dos sintomas relatados acima;
  • Parâmetros epidemiológicos: ter estado em um local com casos de COVID-19, em contato com uma pessoa infectada pelo vírus ou com suspeita. 

A partir disso, será solicitado um teste de coleta de secreções ou um exame de sangue, apontando para o Coronavírus ou não. 

Tudo sobre Coronavírus: a prevenção continua sendo o melhor remédio!

Em um momento como esse, no qual nos vemos obrigados a mudar toda a nossa realidade, a importância do cuidado preventivo nunca foi tão grande. Quando o mundo se deparou diante da gravidade da pandemia do Coronavírus, a principal arma para combatê-lo foi e continua sendo a prevenção, e a partir disso, surgiu o distanciamento social e os cuidados preventivos. Não somente com o Coronavírus mas em praticamente todos os tipos de doenças, a prevenção é o melhor remédio. E entender a importância da biossegurança faz toda a diferença! 

Tudo sobre Coronavírus: como álcool e sabão matam o Coronavírus?

Assim como bactérias, fungos e germes, o vírus da COVID-19 pode ser morto com dois conhecidos agentes: álcool e sabão. O vírus pode ser eliminado por produtos de limpeza com ação desinfetante, como álcool 70, água sanitária e a combinação de água e sabão. Isso porque este vírus possui uma camada de gordura, e a limpeza com estes produtos remove toda a camada de gordura, eliminando a vida dos vírus. Por isso é tão importante higienizar objetos de uso pessoal, alimentos e as próprias mãos. O vírus até pode sobreviver algumas horas e dias em superfícies, mas, caso a camada de gordura seja removida, essas chances acabam. 

Tudo sobre Coronavírus: principais medidas de prevenção 

Você deve conhecê-las, mas será que está realmente praticando todas as medidas de prevenção de forma correta? Saiba quais são as medidas mais eficazes contra o COVID-19!

  • Não beijar, abraçar ou cumprimentar com as mãos; 
  • Lavar as mãos com frequência:

– Ao chegar em casa;

– Antes e depois de usar o banheiro;

– Antes e depois de preparar alimentos;

– Antes de comer;

– Antes e depois de tratar qualquer machucado, principalmente em crianças;

– Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;

– Depois de manipular dinheiro ou qualquer outro objeto que passe de mão em mão. 

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam completamente higienizadas;
  • Cubra a boca ao tossir ou espirrar;
  • Manter os ambientes bem ventilados e arejados;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e toalhas;
  • Higienizar sempre objetos do dia a dia, como seu celular, computador.
  • Uso de EPI (Equipamento de produção individual):

– Luvas descartáveis: troca a cada utilização ou em caso de rupturas;

– Máscaras descartáveis: troca a cada 2 horas ou quando estiverem umedecidas; 

– Tocas: troca a cada 6 horas ou em caso de ruptura.

  • Uso de álcool em gel 70;
  • Utilização do Biocide Multi-Uso Superfícies.

Os produtos Biocide possuem em sua composição o “anionic surfactant (surfactante aniônico), que tem ação tensoativa, proporcionando a mesma eficácia do sabão, removendo a sujeira, vírus e bactérias em superfícies contaminadas. Com base nas informações de médicos infectologistas, álcool gel 70, água e sabão são eficazes contra o Coronavírus. E os produtos Biocide tem a mesma ação proporcionada pelos sabões. Dessa forma, podemos afirmar que os produtos Biocide eliminam o Coronavírus! 

Com este blog, você pôde conferir todas as informações essenciais para combater o Coronavírus! Caso você tenha se interessado pelo Biocide Multi-Uso Superfícies, comprovadamente como uma forma de combater o vírus da COVID-19, acesse www.biocidegroup.com.br e confira todos os nossos produtos! 

Biocide, segurança na palma da mão!

Deixe um comentário

Fechar Menu